Comissão de Finanças discutiu o Plano Plurianual durante audiência pública

Primeira audiência pública ouviu sugestões e observações de vereadores e sociedade civil
Comissão de Finanças discutiu o Plano Plurianual durante audiência pública

A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária da Câmara de Ribeirão Preto realizou na noite desta segunda-feira, 27 de setembro, audiência pública para discutir o Plano Plurianual para o exercício de 2022 a 2025.

O Plano Plurianual é elaborado a cada quatro anos e tem como objetivo estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento da cidade.

Com a previsão de um orçamento de R$ 15,1 bilhões em receitas pelos próximos quatro anos.  Deste total de recursos previstos para o próximo quadriênio, cerca de R$ 12 bilhões serão provenientes de recursos próprios da prefeitura e outros R$ 3 bilhões serão recebidos por emendas estaduais ou federais, convênios e operações de crédito.

O vereador Renato Zucoloto (PP), presidente da comissão, conduziu a audiência e informou que a composição do PIB municipal é de 8,54% oriundo da administração municipal, 10,58% de atividades agropecuárias, 11,19% da indústria, e 69,43% de serviços.

Participaram também da reunião os vereadores André Rodini (NOVO), Duda Hidalgo (PT), Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), França (PSB) e Zerbinato (PSB), assim como representantes da sociedade civil e organizações sociais que contribuíram com sugestões que serão analisadas pela comissão e incluídas como emendas ao PPA.

A vereadora Duda apontou incoerências na lei apresentada, entre os pilares apresentado e a verba destinada para cada pasta. E a destinação mínima de receita para alguns programas e pastas foram lamentadas por todos os presentes.

Durante o evento foram ressaltadas a importância de áreas como cultura, educação, meio ambiente, entre outras.

A segunda audiência pública será realizada no dia 29 deste mês e será transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara, com participação da população tanto presencialmente como pelas redes sociais do legislativo.

O projeto de lei que aprova e estabelece o Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025 do município de Ribeirão Preto está disponibilizado no site da Câmara Municipal de Ribeirão Preto:  https://publico.camararibeiraopreto.sp.gov.br/pysc/download_materia_pysc?cod_materia=NDExODAz&texto_original=1

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)